Ideia do Dia

sexta-feira, maio 18, 2007

Dúvidas

Por vezes tenho dúvidas se sou ou não uma boa mãe. Não pela forma como os amo, ou os acarinho, mas sim como os educo. Penso que cometo muitos erros, no que por vezes diz respeito à educação deles. Sei que as decisões que tomo podem não ser as melhores para eles, mas são as que me parecem mais lógicas e mais coerentes. Sigo o meu instinto, a minha maneira de analisar a situação, que geralmente encaixa com a visão que o P. também tem sobre o assunto, nem sempre, mas geralmente. Tenho tido situações que proíbo os pimpolhos de fazer algo, que os deixa tristes, porque vêm miúdos da idade deles ou talvez mais novos terem autorização para tal... mas os outros a mim não me importam mas sim os meus.
Sei que depois me questiono sobre o assunto e toda a situação me dá muitas voltas pela cabeça, mas não consigo chegar a outra conclusão.
Por exemplo, o facto de não os deixar brincar na rua, sem haver um adulto por perto, sei que por aqui se está a tornar um hábito, mas eu não consigo. Não consigo pôr na cabeça, que seja normal deixar uma criança de quatro ou cinco anos, horas a fio sozinhos na rua a brincar. Sei que os meus afazeres domésticos, me obrigam por vezes a ter de responder-lhes que agora não dá, que vamos mais tarde, ou tem que ficar para outro dia. Dói-me ver as carinhas deles tristes. Principalmente o Henrique, que por vezes recebe a visitinha dos amigos do infantário a chamá-lo para brincar lá fora, e tenho que por vezes negar tal situação, por não ter tempo, por achar já ser muito tarde para andarem por lá. Depois passam-me dúvidas pela cabeça, como se não lhes estou a cortar os contactos sociais ao privá-los de andarem com os amiguinhos...
Dúvidas...
Mas depois surgem-me certezas de que eles ainda são pequenos, que vão crescer e aí sim adquirirem mais liberdades.
Sei que ainda é cedo.
Sei que quando chegar o momento eu vou senti-lo.
Agora é cedo.
Mas vai chegar o momento.

Até à próxima.

6 comentários:

BlueAngel aka LN disse...

Como sabes não sou mãe, mas acho que essas tuas dúvidas são normais. Tenho várias amigas que são mães também as vejo a ter dúvidas. Por gostares tanto deles e por quereres o melhor para eles é que tens estas dúvidas e isso jamais fará de ti uma má mãe. Faz de tiuma mãe atenta e preocupada com os seus pimpolhos. Tomara que todas as mães fosem assim, infelizmente não são.

DIV de divertida disse...

Se és boa mãe?
Mas tens dúvidas?!
Há um velho ditado que diz quando não permitimos sempre tudo aos filhos: Prefiro que chores hoje do que eu chore amanhã.
e é bem verdade!

Gina A. disse...

Claro que és uma excelente mãe! Dúvidas, todas nós temos e, se as temos, é porque queremos sempre o melhor para eles!

As mães que permitem tudo aos filhos ou que lhes dão tudo, só para que eles não as "chateiam", estão longe de serem boas mães...

Tenho a certeza que os teus filhos são uns sortudos em terem uma mãe como TU!

Beijo grande

Carla - Vida a 5 disse...

Pois eu ainda não me vi confrontada com essas coisas, mas também não sei se vou deixar as miudas irem assim para a rua como eu ia. Os tempos eram outros.
Eu ainda tenho uma vantagem, moro num condominio, mas mesmo assim, não sei não. Ou está lá alguém de confiança ou então não estão.

Beijocas

Ana disse...

Eu sou mãe, e as minhas têm a mesma idade que os teus.
As dúvidas são as mesmas, e diárias, mas como disse blueangel, as dúvidas fazem de nós todas boas mães, quem não tem dúvidas é porque não reflecte naquilo que faz.
Quanto às saídas sozinhos, eu não sei ainda quando o poderei fazer, talvez quando elas tiverem uns dezoito anos...(tou a brincar) mas por enquanto é que não, e também vivo numa zona isolada e muito sossegada.
Saídas só mesmo para alguma festa de aniversário quando os pais do anirversariante estão presentes ou para brincar na casa de algum familiar ou amigo intímo. Agora sozinhas ainda não e acho que isso não vai acontecer tão cedo.

Olga Correia disse...

As tuas dúvidas são tão próprias de uma boa mãe!
As dúvidas revelam reflexão, capacidade de se pôr em causa, humildade, mas sobretudo são um sinal de inteligência e de sabedoria.
Sempre que tenho dúvidas acerca de atitudes a ter com crianças ou jovens sigo um caminho que para mim é sagrado: o coração. Posso também ficar triste com a eventual tristeza deles, mas se o meu coração me diz que é isso que é melhor para eles, é por aí que eu vou. Eles podem no momento ficar tristes ou zangados mas quando agimos de coração eles acabam por compreender, mais cedo ou mais tarde. E não é fácil errar no caminho do coração, mas se acontecer, prefiro errar por amor do que por outra coisa qualquer.

Beijinho
:)