Ideia do Dia

sexta-feira, setembro 15, 2006

A vida dá muitas voltas...

... e a minha tem mudado muito nos últimos dias.
Tenho andado triste, cansada, abatida, sem tempo para pensar em mim...

Depois de ter terminado as minhas férias por terras lusas, que por sinal tinham sido uma maravilha, com muitos momentos bons, com um ou outro contratempo, mas que no geral até se tinham passado muito bem, aconteceu algo que mudou tudo!
Algo que eu temia muito que acontecesse...
Algo que deita qualquer um abaixo...
Cheguei à Alemanha no domingo à hora de almoço, após vinte horas de viagem, e recebi uma chamada das minhas irmãs, com a triste noticia de que o meu pai estava em coma no hospital após um aneurisma cerebral.
Foi um choque enorme!
Foi uma confusão de sentimentos e pensamentos.
Não sabia o que fazer.
Tentar nesse instante encontrar um bilhete de avião para regressar a Portugal, ou esperar pelo desenvolvimento dos acontecimentos. Tudo me rodopiava na cabeça. Mas os acontecimentos foram-se sucedendo muito rapidamente, sem me dar muito tempo para pensar nas coisas. Sem pensar no que haveria de fazer. Apenas duas horas após a primeira noticia, chegou a temida noticia do falecimento do meu pai...
Custou-me muito...
Nunca pensei ou supûs sequer que me iria custar tanto...
Foi uma mistura de sentimentos de culpa e de muita dor.
Ao fim de muito custo e muita procura consegui arranjar bilhete de avião, para no próprio dia regressar. Aterrei em Lisboa perto da meia-noite. Cheguei junto das minhas irmãs e do meu pai já perto das duas da manhã. Foi um dos dias mais tristes da minha vida... vê-lo ali. Ver as minhas irmãs ali, a sofrer. Chorámos muito, sofremos muito. Mas fizemos questão de o fazer em união. Esta dor conseguiu unir-nos ainda mais, do que eu alguma vez pudesse imaginar que fosse possível.
A segunda-feira, com o funeral foi o pico de todo o sofrimento.
E foi um contínuo de problemas e complicações durante toda a semana.
Mas como se costuma dizer a união faz a força!
E nós todas juntas conseguimos superar problemas, ou pelo menos a maior parte deles, que nunca pensámos ter de enfrentar.

Esta semana pela primeira vez tive de deixar os meus pimpolhos para trás... não os pude abraçar, não pude dar o beijo de boa noite...
Hoje foi novamente um misto de emoções, ao vê-los pela net... não sei bem explicar se era maior a alegria de os poder ver ou a tristeza de não lhes poder tocar, resta a esperança de que domingo chegue rápido. Acho que nunca tive tanta vontade de chegar à Alemanha.

Deixo um agradecimento a todos aqueles que apesar do desconhecimento de tudo isto pelo que passei, tiveram saudades de me encontrar por aqui. A todos aqueles que sabendo, me deram o maior apoio. Às minhas manas e aos meus cunhados que foram todo o meu apoio nestes dias tão dificeis. À minha mãe que aceitou ir ao funeral do ex-marido apenas por respeito e por forma de apoio ás filhas.Aos meus cunhados P. e S., que na Alemanha conseguiram que os meus pimpolhos se sentissem o melhor possível. Um beijo enorme ao meu maridito, pelo esforço que fez em me deixar vir sozinha e ficar com os nossos filhotes, para que estes não tivessem a sensação de ficarem completamente sozinhos.

Votos de eterno descanso para o homem que durante a minha infância eu idolatrava.
A vida apagou muita coisa, mas pai é pai.

Adeus Pai.

Até à próxima...

P.S.- Não tenho forças para reler o que escrevi... as lágrimas teimam em escorrer-me pelas faces... não consigo corrigir potenciais erros... mas sou assim quando escrevo com o coração...

12 comentários:

BlueAngel aka LN disse...

A vida às vezes é madrasta e nestes momentos ficamos com alguma raiva e muito, muito tristes. Conheço a dor de perder aqueles de quem gostamos e sei como é complicado e tudo parece feio. Felizmente tens aqueles que amas contigo e o carinho e amor deles vão ajudar-te nesta fase. Um beijoca laroca com amizade para ti :-)

Barriguita disse...

amiga, não tenho palavras.
confesso que andava "preocupada" pela tua ausência, mas nunca imaginei que fosse algo assim. Não sei o quie dizer, até porque nada vai fazer o tempo voltar atrás.
Mas sabes que estarei aqui para o que precisares.
beijinhos

Kitty disse...

Lamento muito...
Um beijinho grande e um abraço apertadinho

Anónimo disse...

Amiga... estou aqui para o que precisares!!!

Força!!!

Nem sei o que dizer... estou para aqui a chorar!!!

Fica bem!

Beijinhos

Piolha

Mamaíta disse...

Blue Angel
Graças a Deus apoio não me tem faltado, mas há coisas na vida que temos mesmo de ser nós a conseguir ultrapassar isto tudo...
Obrigado pela tua amizade :)

Silvia
obrigado pelo teu apoio, e a nossa conversa fez-me muito bem :)

kitty
Um beijinho para ti também :)

Piolha
Obrigado, hei-de ir buscar forças a algum lado, disso tenho eu a certeza!

Beijinhos :)

Dana disse...

Um beijinho grande!

Vida a 4 disse...

Com a tua ausência comecei a pensar no pior, depois quando vi uma mensagem tua, pensei só que estavas a por tudo em dia e que já já irias dar noticias. Só hoje pude vir aqui e só hoje vi que realmente o pior tinha acontecido. A palavra que se usa nestas condições é demasiado feia e eu não gosto de a dizer, muito menos escreve-la. Só te quero dizer que tenho muita pena pelo o que vos aconteceu, falta-me mais palavras...
Bj muito grande

DIV de divertida disse...

Triste regreso...
Mas o que terá a vida para te ensinar com isto?
um beijo enorme e um xi do tamanho do mundo de força e ânimo.

Anne Marie disse...

Força e um beijinho!

Ana disse...

Força, eu perdi o meu pai quando era pequenina pensa que tiveste o prazer de o disfrutar grande parte da tua vida e isso foi uma grande dádiva. Beijocas e embora virtualmente também estou sempre aqui.

Mamaíta disse...

Dana
Um beijinho grande para ti também.

Mae Carla
O facto de te teres preocupado por mim, já é suficiente. As palavras podem ser ditas sem sentir, a preocupacao e os sentimentos nao.
Obrigado por tentares estar sempre presente!

Div de Divertida
Triste mesmo...
Nao sei o quanto a vida me quer ensinar, mas que me está a fazer sofrer está...
Um xi para ti também.

Anne Marie
Obrigado por teres chegado a este cantinho, só tenho pena ter sido num momento em que ando tao em baixo, mas volta sempre, as coisas hao-de melhorar!

Anna
Deixas-te uma afirmacao que me deixou uma dúvida muito grande:
Será que alguma vez cheguei a disfrutar verdadeiramente da presenca do meu pai?! Ou se cheguei, há quanto tempo nao a tinha já perdido?! Tudo é relactivo e depende do ponto de vista...
Mas obrigado pelo teu apoio, é muito importante para mim.

Titia e Fifina
Sei que estao a sofrer tanto ou mais do que eu. Sei que por aqui passam, e que estas palavras que lêem também sao muito dolorosas para vocês, mas eu nao sei o que faria se vocês nao continuassem a dar-me o vosso apoio incondicional!
Também podem contar sempre com o meu apoio!

Beijinhos a todas :)

Minhoca disse...

Mamaíta... nao sabia. Sei agora. que pena. Deve custar, mas o tempo é o melhor calmante.
Um grande beijo!