Ideia do Dia

segunda-feira, outubro 09, 2006

As casas da minha vida

Nao foram muitas, mas mesmo assim já foram algumas.

De uma tenho apenas uma vaga ideia e muito poucas recordacoes, foi a primeira.

Era uma casinha de aldeia, pequenina e azul, na qual morei a partir dos meus primeiros dias de vida, era uma casinha que os meus pais arranjaram e melhoraram e que abandonámos pouco antes de eu fazer quatro anos.

Depois mudámos-nos finalmente para a cidade.
Os meus pais compraram um apartamento.
Mas foi essa sem dúvida alguma a casa da minha infância e juventude. A casa que vai ser para mim a casa dos meus pais, apesar de já nao pertencer à alguns anos a nenhum deles.
Foi a casa onde cresci, brinquei, vivi quase dezasseis anos da minha vida.
É a casa das minhas recordacoes... das minhas memórias...
A casa de onde saí para casar.
A casa que deixei para trás para ir atrás de uma vida a dois.

Comecei uma nova vida e mudei-me para uma nova (velha) casa. A casa onde o P. morava havia já ano e meio. Nunca a considerei a minha casa. Mudámos-nos pouco depois de cinco meses.

O meu primeiro ninho. O primeiro lugar, onde decorei a meu gosto. Onde me consegui sentir em casa depois de casada. Mas esta casa tinha um senao, só tinha um quarto, e... com a gravidez do Henrique surgiu também a necessidade de procurar novo lar para a nossa familia.
E quis o destino que no dia em que o nosso rebento nasceu, recebessemos também uma proposta de visitar um novo apartamento.
Deixei no P. toda a responsabilidade de o ver, sozinho. Foi dificil, nao poder ver ao vivo e a cores, nao poder visitar o que poderia vir a ser o nosso novo lar... O P. viu, gostou, assinou o contrato de arrendamento. Isto tudo comigo no hospital. Sem ver, sem poder dar a minha opiniao, mas confiando cegamente nele.

Mudámos novamente, para este que é agora o nosso lar... o nosso cantinho, onde vivem já quatro membros da familia. Mas o meu coracao nao está inteiramente nesta casa.
Há outra.

Há a nossa casa!
Aquela que temos vindo a construir com o nosso esforco. Com o nosso trabalho (mais do P. que meu, mas pronto). Com a nossa dedicacao.
A casa que passo meses sem ver. Sem pisar.
A casa que está demasiado longe.
A casa que está na cidade que adoro.
A casa onde quero passar o resto dos meus dias.

Porque uma casa nao sao só quatro paredes e um telhado.
Nem apenas feitas de coisas materiais.
Uma casa é muito mais que isso, sao recordacoes, vivências, pessoas!

A minha casa é onde a minha familia estiver!

Até à próxima!

5 comentários:

Vida a 4 disse...

A casa é onde a familia está. Adoro esta frase. Tens razão.
Eu moro na casa para onde fui quando casei, por vezes quero mudar, para uma casa maior, mas depois olho para tudo o que lá está e para as coisas que fomos adquirindo e digo, não vou ficar por aqui.
Bjs
PS: Ainda bem que estás em ascenção.

BlueAngel aka LN disse...

Grande conclusão e grande texto, cheio de sentimento e emoção! Logo hoje que soube que uma das casas q fez parte da minha vida passou agora para mãos desconhecidas. Os lugares onde somos felizes são muito importantes. Gostei deste teu regresso. beijocas larocas com amizade

DIV de divertida disse...

é mesmo isso.
eu quando me refiro à minha casa falo do meu espaço.
é mais do que casa. é refúgio. é pertença. é aconchego da alma.

Ana disse...

é parte da nossa identidade!
(parabéns pelo blog)

carla disse...

Concordo plenamente contigo pode não ser uma casa de sonho mas estar num local de sonho!

“A minha casa é onde a minha familia estiver!”

É isso mesmo!

bjinhes