Ideia do Dia

domingo, novembro 12, 2006

Dar ... ou nao dar...

Acabaram de me tocar à campainha.
Abri.
Recebi um papel na mao, com um texto, um pouco esquisito, mas que explicava (aparentemente) a triste história da família desta rapariga que tinha diante mim. Pelos vistos, era romena e tinha, devido às cheias perdido a sua casa...
Andava a pedir ajuda...
Fiquei sem saber o que fazer...
Fico sempre tao insegura nestas situacoes, e as dúvidas dentro de mim comecaram, hei-de dar alguma coisa, ou nao?
Nao consigo acreditar sempre nestas pessoas e nestas tristes histórias...
Sou fria?
Talvez...
Talvez seja mesmo a minha má vontade, sempre que me tocam à porta, sejam pedintes, vendedores, representantes seja do que quer que seja. Nao é muito do meu agrado.
Nao dei nada.
Mas continuei com todas estas dúvidas dentro de mim...
Fiz bem?
Fiz mal?
Porque nao ajudei?
E agora fiquei com remorsos...
Sei que também sei ser solidária, mas porque é que hoje reagi assim...
Porque é que me fiquei a sentir tao mal?!

Até à próxima...

5 comentários:

BlueAngel aka LN disse...

Esta é uma daquelas situaçõesem que cada caso é mesmo um caso. E apenas o nosso julgamento na altura nos serve. Também já passei por momentos desses e a dúvida é sempre mesma: precisarão ou não? Dinheiro nunca dou, porque nunca sei onde vai ser gasto e quando dou é sempre géneros alimentícios. Das duas últimas vezes que me pediram ofereci-me para comprar cmida e a minha ajuda foi recusada. Não dei nada. Se estas pessoas podem ter orgulho nós também temos todo o direito de duvidar delas. Se agiste de acordo com a tua consciência e a não a senriste pesar então agiste bem. Não és pessoa para agir de uma forma maldosa perante uma situação destas. beijocas larocas com amizade

Anónimo disse...

Ficaste a mal porque és humana.
Por vezes dou, mas muito raramente. Tem de me "tocar" caso contrário não dou nada. Muito menos quando me vêm tocar à porta, nem abro.
Às vezes fico com remorsos, mas...
Bjs e tudo de bom.

DIV de divertida disse...

Compreendo...
Nessas ocasiões dou sp qq coisa de comer em vez de dinheiro.
(pergunto-me sempre o que terão dado aqueles bebés que passam o dia ao colo das mães a pedir nos semáforos. eles estão sempre a dormir. não acham estranho?!...)

Rosa disse...

Se não te faz falta, dá. É o meu lema. Mesmo que, no final, a pessoa nem precise, fica a acção de cada um.
beijitos!

Inconformada disse...

Não fiques assim... Há muitas coisas que se fazem que ajudam as outras pessoas e que não são pedidas. Beijinhos