Ideia do Dia

quarta-feira, julho 12, 2006

As dificuldades da educacao

Tenho andado com alguns problemas com o Henrique...
Está numa fase de total rebeldia...
Nao quer obedecer a nada do que lhe dizemos, e para complicar a situacao comecou com as asneiras e os palavroes... está a tirar-me do sério!
A educadora diz que no infantário ainda nao aconteceu nada do género, mas o certo é que a semana passada foi a primeira vez que o tiveram de pôr de castigo, também por estar a fazer o que nao devia e nao ter parado quando foi repreendido...
Quando o vou buscar, agora dá para me fugir e vir o caminho todo a correr, e eu com o Diogo pela mao nao o consigo apanhar, e ele nao me ouve...
Ontem pû-lo de castigo... tinha de ser!
Nao podia deixar que depois de me ter dito alguns palavroes quando o fui buscar ao infantário, que depois ainda o deixasse ficar com os amiguinhos a brincar na rua!
Veio para casa!
Fez birra, mas tem que aprender a viver com as consequências!
E disse-lhe que se hoje voltasse a portar-se assim ficaria novamente de castigo e sem televisao e algumas brincadeiras.
Até que ponto devemos reagir a estas situacoes!?
Será que por lhes darmos valor, eles ainda nos respondem mais!?
Poderei estar a cometer alguns erros, mas vou continuar consequente nas minhas decisoes e colocá-lo de castigo sempre que ele continuar com um comportamento idêntico.
Acho muito feio um comportamento assim e espero que seja mesmo só uma fase, onde ele tenta testar até que ponto ele pode ir, porque lá no fundo acho que ele nem ssabe bem o valor das palavras que diz. Ouve-as no infantário da boca dos meninos mais velhos e tenta através delas, também ele tornar-se crescido. Mas deixa-me muito desiludida...

Até à próxima!

7 comentários:

Elora disse...

Todos passam pela frase dos palavrões. Com os meus bastou explicar-lhes que nós não falamos assim (toca de enfatizar o nós), quem fala assim é mal educado e pronto. Mas os miudos não são todos iguais. Quanto ao fugir fazes muito bem em pô-lo de castigo. Antes de mais há que respeitar a mãe. E eles passam a vida a testar os limites. A Sofia anda numa fase de birras horriveis que não há paciência. É aguentar firme e não ceder por nada.

Rita Maria disse...

As crianças passam a vida a testar até onde podem ir...o teu trabalho é colocar esses limites de forma clara e firme...isso só os ajuda, porque é disso que estão à procura, do lugar onde está o limite. Crianças que aprendem as fronteiras crescem mais seguras e felizes, porque não têm de as testar o tempo todo...e ´vão ser adultos mais felizes e seguros também!

Logo, perseverança, e parabéns!

Mamaíta disse...

Elora
Isso do explicar e falar com ele, parece que está a colher frutos, hoje esteve mais calmo, e até mais obediente... os castigos por vezes fazem verdadeiros milagres. E é mesmo isso temos de aguentar firmes e nao ceder...

Titia
Pois aí é que está o problema, eu acho, nao, tenho mesmo a certeza que a teimosia é toda mae...

Rita Dantas
Educar uma crianca é certamente das funcoes mais dificeis que conheci até hoje, nao sao seres que podemos moldar ao nosso gosto e consoante as nossas perspectivas, mas sim individuos com vontade própria...
Mas tenho-me esforcado imenso em tornar os meus filhos em rapazinhos "ás direitas".
Tento isso mesmo indicar-lhes até onde podem ir, mas deixar-lhes ao mesmo tempo, algum espaco de manobra para algumas decisoes serem eles a tomá-las. Tenho a sensacao que criam um amor próprio e um maior sentido de responsabilidade. Estou pelo menos a dar o meu melhor...

Beijinhos :)

BlueAngel aka LN disse...

Curiosamente ainda hoje abordei esse tema com as minhas colegas. É normal que os miúdos tentem esticar a corda até onde podem está provado que é uma forma de econhecrem até onde podem ir. Mas uma palmada na hora certa ou um castigo nunca fizeram mal a ninguém e evitam que situações desagradáveis voltem a acontece. Faz parte da educação. Diabruras quem as não fez? Mau comportamento e má educação é que não podem ser tolerados. É normal que tudo isso aconteça. Bem vejo com as minhas afilhadas, a minha sobrinha e o meu primo de vez em quando lá tentam, mas não levam nada. Nunca bati em nenhum, acho que isso é mais um departamento de pais. Mas quantas vezes já tentaram vir ter comigo com falinhas mansas dizendo q tinham falado com os pais para ver se eu os deixava fazer algo que já lhes tinha sido proibido pelos progenitores? :-) Tb tive de saber lidar com a situação e soube, comm todas as dificuldades que isso implicou. Sou amiga mas não sou permissiva, acho que os pais tb devem ser amigos mas não permissivos e com rsponsabilidades acrescidas precisamente por serem pais. Mas vais ver que a fase passa e o teu menino fica sem essas "manias". É uma forma de se tenar afirmar e mostrar q está crescido. :-) beijocas larocas

Barriguita disse...

Não posso dizer nada porque não tenho filhos e por mais que já tenha ideias formadas sobre a educação que vou dar quando os tiver, acho que só na altura saberei como agir.
Acima de tudo, sê mãe: e olha que educar, castigar e ralhar fazem parte de amar um filho!Digo isto porque tive uma mãe severa nos castigos e na educação que me deu, e hoje agradeço-lhe o facto de ter sido assim.... ainda que na altura a "odiasse" por isso.
Beijinhos

Vida a 4 disse...

Só te posso dizer, boa sorte!
Ainda não cheguei lá, mas o meu sobrinho que tem quase 4, tens umas birras de vez em quando que nem te conto.
Acho que é natural deles tentarem pisar e passar o risco.
Nós temos de ter a capacidade de lhes dar a volta sem entrar em violências (o que às vezes é dificil) e mostrar-lhes que estão mal.
Tenho a certeza que te vais safar bem.
Bjs

Mamaíta disse...

BlueAngel
Como tu também sou da opiniao de que diabruras sao mais que normais, mas má educacao nao.
Vejo por vezes miúdos lá no infantário, que nem imagino como os pais se comportam em casa, e sei que o meu só os tenta imitar, mas a mim isso irrita-me e ele nao vai levar a melhor. Por mais que me custe castigá-lo e ter por vezes de o nao deixar brincar com certas criancas, faz para mim parte da educacao que qualquer pai ou mae tem que dar, e pelo menos nesse ponto eu e o P. estamos de acordo.

Sílvia
Por vezes as coisas acabam nmesmo por surgir naturalmente, mas o mais importante é as bases estarem lá na nossa maneira de ser, porque senao nem com boas intencoes lá chegamos. Eu também muito valor à educacao que a minha mae me deu, apesar de tal como tu, na altura, nao me ter agradado muito.

Mae Carla
Nao acredito que neste caso a sorte ajude muito, mas mesmo assim muito obrigado. As birras nesta idade sao mesmo muito dificeis, e o Henrique sempre foi uma crianca de muitas birras, e a maior de todas era a birra do sono, antes de dormir...
E eu vou continuar a tentar safar-me bem...

Beijinhos a todas :)