Ideia do Dia

sexta-feira, junho 23, 2006

Como tudo comecou...

Foi numa noite no principio de Marco, senti o peito molhado, estranhei mas não me preocupei muito... dia seguinte, voltou a repetir-se, só tinha sensacoes como no tempo em que amamentava. Voltei a estranhar, mas o choque veio mais tarde, quando ao despir-me notei o soutien molhado e sujo de sangue, procurei então a camisa de dormir, e lá estavam também as pintinhas de sangue vivo... Deitei-me e tentei dormir (não consegui muito, mas alguma coisa), pela manha, telefonei á minha médica... falei com a empregada e expliquei o caso, perguntei se me havia de preocupar, se chegava esperar pela consulta de rotina que já tinha marcada há algumas semanas (pois é uma médica com tantas pacientes, que temos por vezes de esperar várias semanas por uma consulta e que já não aceita pacientes novas, já não chega para as encomendas, como se costuma dizer...), mas a resposta foi muito rápida e de que eu tinha de lá ir ainda no próprio dia... Comecei a pensar, porquê tanta urgência? será mesmo algo de grave? Lá comecei eu a sofrer por antecipação, mas o pior mesmo nunca me passou pela mente.
Fui atendida nesse dia, a médica fez-me uma ecografia mamária, fez apalpamento, tirou várias amostras para enviar para o laboratório, tirou-me sangue para análise e deu-me a recomendação de ir para casa e não me preocupar muito que podia ser a prolactina alterada (estava a mentir-me para me acalmar, mas eu acho que tinha preferido que tivesse sido sincera comigo...). Mas no dia seguinte vieram as dores, a febre e o peito inchado, e eu voltei ao consultório. E foi na altura que ela me disse que o facto de me doer ser um bom sinal, significava de que se tratava de uma Mastite.
Eu que nunca tinha tido nenhuma no tempo de amamentação, agora tinha uma...
Receitou-me antibiótico e descanso... Voltar daí a dez dias para vermos os resultados do rastreio e das análises... Foram dos piores dez dias da minha vida... Todos os receios e medos...
Passaram-se os dias e finalmente o diagnóstico... "Por enquanto, o cancro da mama é negativo." foram as palavras da médica, "Mas quero que faca uma Mamografia, para ficarmos mais descansadas."
Nova espera... mamografia. Tive de me apresentar no hospital, onde se realizaria o exame (decorreu-se tudo no espaço de poucos dias) para ser consultada pelo médico de lá... tudo bem, fazemos a mamografia (o corrimento sanguíneo tinha parado, na altura só saía um liquido amarelo e sobre pressão). Após a mamografia, a médica radiologista fez questão de falar comigo (não é normal...), quis saber todos os motivos, de uma mamografia tao nova, quais eram as suspeitas, e quando contei a minha história, ficou surpreendida de não me terem mandado fazer uma Galactografia, (ou seja, uma mamografia onde anteriormente é injectado um liquido de contraste no canal em que se suspeita estar o problema). Que eu tinha de tomar muita atenção que o mais provável era tudo voltar-se a repetir, mas que por enquanto estava tudo estabilizado. Indicação para falar com o director do serviço de ginecologia... e lá fui eu para a última conversa (já estava um pouco saturada de andar de um lado para o outro...). Resultado final: se voltasse a ter corrimento sanguíneo dar entrada imediata no hospital, fazer galactografia, e mais provável operação para me tirarem o canal infectado. Pois trata-se de um dos muitos canais que temos no peito, que tem quistos pequeninos e que vão rebentando e fazendo sangrar, se não forem tratados ou removidos, podem tornar-se em células cancerígenas, não obrigatoriamente, mas é provável.
Já estava quase a esquecer isto tudo... não fosse ontem, ter voltado a sentir o peito esquisito, aquela sensação que qualquer mulher que amamentou conhece, a sensação de sentir o peito a ficar cheio, e o facto de sentir novamente as pontadas e as picadas, puseram-me nervosa...
Mas hoje praticamente já desapareceram e fiquei mais sossegada, pois não houve corrimento espontâneo, nem nenhuma mancha de sangue...
Estou melhor, e agradeço a todas aquelas, que apesar de não me conhecerem se preocuparam por mim, e me tentaram animar...
Agradeço também a quem me conhecendo não está habituado a ver-me assim...
Os vossos comentários tornaram-se muito valiosos e importantes para mim.
Aqui deixo beijinhos para: a BlueAngel, a Mãe da Pipoca, a Div de divertida, a mãe Carla, a Silvia, a Titia, a Elora, a mama Gina, a Cigana do Mar e tantos outros que aqui tiverem passado.

Até à próxima!

5 comentários:

DIV de divertida disse...

É um dia de cada vez.
Sofrer por antecipação só nos desgasta e faz perder energias que serão tão preciosas para mais tarde. Seja para o que for. Por ex para aturar uma birra descomunal dos putos!
Pensa bem: Se voltar acontecer, vais ao hospital, é desobstruido o canal e já está!
Beijocas mtas e tamos cá para estar contigo!

BlueAngel aka LN disse...

Ainda bem que estás melhor e mais descansada. Sei que é fácil, mas de facto nunca é bom sofrermos por antecipação. Seja em que situação for. Já sabes o que fazer se voltar a acontecer. E agora tenta descansar e descontrair. bjs

Mamaíta disse...

Decidi esquecer mais uma vez este problema, estou melhor e as sensacoes pararam. Agora tenho é de ter forcas para o meu pimpolho mais velho, o Henrique, que passou a noite com 40 graus de febre, está muito molinho, apesar de agora ter baixado um bocadinho...
Beijinhos a todas e obrigado pelas preocupacoes e pelas manifestacoes de apoio :)

Elora disse...

Ainda bem que estás melhor! Eu e a tua irmã conhecemos uma pessoa que já retirou os ditos canais (acho que retirou todos) e está lindamente. Era do nosso grupo no ano em que trabalhamos juntas. Foi uma operação de prevenção e nunca teve nada. Eu já trabalho naquela escola há 6 anos e foi antes disso. Portanto nada de stresses, se se repetir o problema, resolve-se. Beijinhos.

Barriguita disse...

entendo a tua preocupação, eu também estaria ssim... é legítimo. Ma afinal, não sofras por antecipação. Tudo vai correr bem.
Beijocas