Ideia do Dia

segunda-feira, junho 19, 2006

Público ou Privado?

A minha dúvida do momento é a questão sobre até que ponto um blog é de natureza pública ou privada...
Tinha e tenho as minhas dúvidas, quando criei este monstrinho (que é este meu blog, que já não me deixa ficar longe dele, nem da blogosfera...), ainda não o tornei público no meio em que vivo e pelas pessoas que me rodeiam, nem o próprio P. sabe da sua existência, desconfia, mas não tem a certeza... Só tenho duas ou três pessoas que me conhecem pessoalmente, que também me visitam por aqui, ainda nem a minha irmã, que referi num post anterior, que lhe ia contar sobre este cantinho, sabe da sua existência, pois o facto de ainda não ter internet, não ajuda e eu gostava que ela o conhecesse com calma e em sossego...
Mas o facto é, que o facto de talvez, apenas "estranhos" lerem o que escrevemos, nos façam soltar mais a "língua", ou melhor dizendo, teclar mais à vontade... Não tenciono com o que escrevo ferir alguém, está muito longe da minha maneira de ser tal coisa, mas também não tenho necessidade de me ver constantemente confrontada, com algo que escrevi ou postei.
Sinto, que tem havido, algumas experiências menos boas, ultimamente... Tenho pena...
É como se não houvesse liberdade de expressão... ou tudo o que escrevemos, com o simples largar de pensamentos, tivesse de ser primeiro controlado a fundo pela nossa ditadura (a consciência)... Não nos podermos expressar com o primeiro que nos vem à mente...
Tenho pena que a minha madrinha da blogosfera (gosto de a chamar assim, e acho que alguns sabem a quem me refiro) tenha abandonado o seu endereço habitual... por mal-entendidos... porque achou que estava a perder o seu cantinho de privacidade... porque talvez apenas lhe apeteceu esconder-se um pouco, e tentar manter a forma natural, com que postava, sem pensar no que o meio que a rodeia pudesse pensar... não sei... isto são tudo suposições minhas... posso estar a acertar em algum ponto, ou posso estar completamente enganada e muito longe de saber ou compreender a verdade...
Eu procurei um bocadinho e encontrei-a... estava preocupada com ela... aliviou-me saber que estava bem, mas vou deixar ser ela a decidir, quem deve ou não saber o seu novo endereço... não vou violar a sua privacidade... vou deixar na minha lista de links de visita o endereço antigo, para o caso dela decidir voltar, e não vou colocar o novo, por respeito e amizade...
E deixo aqui também o apelo, de que alguém, seja quem for, se sentir violado, na sua privacidade, pelo facto de eu o(a) ter adicionado, que o exprima de forma aberta, que será automaticamente retirado da lista...
Eu da minha parte, fico contente por me estar a enquadrar, neste pequeno, grande mundo da blogosfera, e fico muito feliz por ver o endereço do meu cantinho em alguns blogs, mas talvez, porque ainda não tive experiências negativas por cá...
Também compreendo de que a autora de um blog, que eu frequento com muito agrado, tenha imposto o controlo de comentários, após uma experiência negativa...
Pois eu acho que os blogs, servem para nos sentirmos bem e podermos esvaziar a alma, ou apenas dizer disparates, quando estivermos para isso, pois o nosso blog é o nosso cantinho, doa a quem doer...
Espero que muitos compreendam o meu desabafo e compartilhem a mesma opinião, pois eu fico sempre triste quando vejo e sinto que há coisas que correm mal à minha volta...

Até à próxima...

14 comentários:

Elora disse...

Como sempre acertaste em tudo e tomaste a opção correcta. Sabes que cada vez gosto mais de ti? Beijinhos.

Mamaíta disse...

Elora
deixaste-me de lagriminha no canto do olho... o sentimento é mútuo, e muitos beijinhos para ti também :)

snowgaze disse...

O blog tem que te dar prazer e nao chatices, senao nao vale a pena. Tens que encontrar a tua maneira de estar por aqui, e essa será a maneira certa. Quem nao gostar, azar, há muito blogue por aí.
Fica bem. :)

Barriguita disse...

gostei da tua visita e gostei das tuas palavras. Não me importo nada que me tenhas posto como link... escrevo o que me apetecer, quem não quiser ler... que não o faça.
Obrigada pelas tuas palavras!
E visita-me mais vezes... eu vou fazê-lo!
beijinhos

Atena disse...

A vida é uma estrada. Tem rectas, subidas e descidas. Temos que olhar para onde pomos os pes para não nos desiquilibrarmos. Quando estamos cansados, sentamo-nos à sombra para nãu sermos perturbados e descansar.
É o tempo de pensar.É bom que depois nos venham dar uma mão zinha para nos levantarmos.
A tua amiga está em tempo de reflexão (parece que estou nas eleições).Depois voltaá mais alegre. Gosto muito de todas vós.
Bons sonhos!

Paula disse...

Concordo contigo e acho que tomaste a decisão mais correcta.

Cada um escreve o que quer no seu blog, quem não gostar deve simplesmente fechar e não voltar lá, não tem que ser maldoso.

:o)

Gina A. disse...

Concordo contigo e acho que tomaste a decisão certa...

Sabes que este mundo é imenso e, como tudo, tem os seus prós e contras! Mas um dos prós é o facto de se conhecermos pessoas com as quais estabelecemos uma bonita amizade e por quem começamos a nutrir um carinho especial...

Beijos

Mamaíta disse...

Snowgaze
acho que encontrei uma maneira de estar por cá e tenho tentado ser fiel a ela...

Silvia
claro que voltarei a visitar-te, mexeste muito comigo, e tu serás sempre muito bem vinda aqui no meu cantinho

Atena
e depois do tempo de reflexao ela voltará certamente com muito mais forca...

Paula
Sou da tua opiniao, também eu escrevo aquilo que me apetece e quem quiser que leia ou nao...

Mama Gina
sou da tua opiniao e tenho encontrado pessoas espectaculares, apesar de por enquanto na passarem de amizades virtuais...

Beijinhos a todas e voltem sempre :)

BlueAngel aka LN disse...

Concordo com tudo o que escreveste e tb acho que tomaste a opção correcta. Aliás, eu fiz exactamente a mesma coisa que tu. Infelizmente, pela blogosfera tb há maldade e gente que não interessa.Claro que temos de escrever aquilo que queremos e que nos passa pela cabeça.E aos poucos retoma-se a normalidade e tudo fica para trás. O teu post deixou-me a mim com a lagriminha no canto do olho, penso exactamente como tu mas, por razões óbvias, ainda não tinha escrito sobre isso. :-)

Mamaíta disse...

Titia
tu deves ser das pessoas que mais nota e compreende a minha mudanca, mas o mais importante de tudo, é que me tem feito sentir realmente bem andar por aqui, fico com a sensacao, de que já nao engulo tudo para dentro... faz-me sentir melhor e mais alegre. Ando mais feliz e acho que uma das razoes para isso é mesmo ter criado este cantinho :)

BlueAngel
Tenho pena que tenhas sentido na pele a maldade da blogosfera e ainda nao te sintas "solta" novamente, para abrires o teu coracao, a tua alma e os teus pensamentos... Mas como tudo, isso também o tempo irá curar e também tu voltarás com mais forca ainda :)

Beijinhos para as duas :)

O Mafarrico disse...

Cara mamaíta,

Também eu sofri na pele uma experiência menos positiva com o meu blog, no entanto, a verdade é que o blog é um espaço público e aberto a qualquer pessoa e devemos ter em consideração isso. O blogger tem o estatuto de autor, como tal, é livre de lá colocar o que quiser, desde que não nomeie pessoas para as caluniar ou ridicularizar. Também deve respeitar os limites da decência, da moral e dos bons costumes...

Tendo em consideração o princípio da liberdade de expressão, um blogger devia não sofrer constrangimentos à sua veia da escrita senão os que disse acima. O problema é misturarem-se alhos com bugalhos. Dá sempre confusão...

Um abraço.

Mamaíta disse...

O Mafarrico
Obrigado pela visita (eu que pensava só existias nas histórias do Noddy que quase todas as noites conto aos pimpolhos, foi bom saber que existes de verdade...).
Deixando as brincadeiras de lado, obrigado pelas tuas palavras e volta sempre.
Beijinhos :)

Cigana do Mar disse...

alô,
estou de volta... li e gostei do que li... Assino em baixo.... só espero que o teu "ate para a proxima" seja breve.
Kiss

Cigana do Mar disse...

alô,
estou de volta... li e gostei do que li... Assino em baixo.... só espero que o teu "ate para a proxima" seja breve.
Kiss
cigana do mar (aerea)