Ideia do Dia

quarta-feira, junho 21, 2006

Vêm os bébes, e depois?

Hoje em dia, acho que as mulheres gostam de controlar um pouco mais a sua vida... geralmente gostam de decidir o número de filhos que desejam ter ou nao. Por vezes tardam a chegar, mas depois de já os termos cá, encaramo-nos com mais uma decisao que temos de tomar: Qual o método contraceptivo que vamos usar?
Eu própria já passei por alguns, desde a primeira pílula (que tive de tomar aos 17 anos por motivos de ovários poliquisticos e mestruacoes muito fortes e dolorosas) que me fazia vomitar a toda a hora, se seguiram outras... nunca me habituei muito bem a nenhuma, até que decidi engravidar... deixei de as tomar, e o meu ciclo desapareceu também (chegava a ficar largos meses sem mestruacao, e isso para quem quer engravidar é bastante frustante...) depois sem mais nem menos, engravidei e abortei, sem ter dado por nada, só dei conta quando aquele corrimento chato e escuro nunca mais me largava... três meses depois lá estava eu a tomar novamente a pilula, aconselhada pela médica, para conseguir normalizar as coisas, dizia ela... e nao é que ao fim de três meses estava grávida do Henrique... foi uma alegria total, depois de quase três anos...
Após o nascimento do pimpolho mais velho, que foi de cesariana, nova pilula, desta vez de amamentacao, pois era melhor aguentar uns tempinhos antes de engravidar outra vez, pelo menos 1 ano... mas ao fim de onze meses já nao me dava muito bem com ela, e a médica decidiu que podia deixar de a tomar... pois o meu desejo era ter mais um pequenito nos bracos...
E logo no primeiro ciclo deu-se o milagre... e nove meses (e mais uns trocos) depois, já o tinha no meu colinho... mas e depois? Nós queriamos ter dois filhos e já os tinhamos... O que fazer?
Nao queria voltar á dependência da pilula, em que todos os dias, à mesma hora, tinha de a estar a tomar... nao... queria algo mais duradouro... e a minha médica falou-me dos novos métodos contraceptivos ( podem encontrar aqui alguns) e deu-me alguns folhetos informativos sobre o assunto, para ler com atencao em casa...li e decidi-me. Coloquei dentro de mim um Endoceptivo Mirena. Foi o melhor que fiz até hoje. Além de nao engravidar durante cinco anos, também tenho o prazer de ter deixado de ter a mestruacao e as respectivas dores. Deixei de ter aquelas fases do mês em que nos sentimos mais vulneráveis e irritadicas. Acabou-se tudo.
Sinto-me muito mais liberta. Ainda nao encontrei nada de negativo acerca deste método. E tenho a certeza, que pelo menos para mim esta foi a decisao certa! Já passaram dois anos, que o tenho dentro de mim, e a nao ser pelo facto de ter de ir duas vezes por ano a uma consulta de rotina, para saber se ainda se encontra no local certo, nem dou por ele.
Depois de um post sobre um assunto muito feminino, mas que devia ser de casal, pois acho que devia haver mais métodos masculinos, me despeco.

Até à próxima!

3 comentários:

Issima disse...

Também uso o Mirena... É fantastico e ultra confortavel... : ))

DIV de divertida disse...

confesso que fiquei interessada. vou falar com médica.
este foi sem dúvida um serviço de utilidade pública.
obrigada.

Mamaíta disse...

Div_issima
és a primeira mulher em Portugal, de que tenho conhecimento, use Mirena... até agora, cada vez que falava disto por aí parecia que estava a falar de um bicho de sete cabecas...

Div de divertida
Os blogs também servem para trocar experiências, mesmo que de foro um pouco mais intimo, e se te ajudou a esclarecer alguma coisa, melhor.

Beijinhos às duas :)